Como acalmar bebês | Quintal de Madame

Como acalmar bebês

Publicado: 12/07/2018


Saiba o que é a Teoria da Exterogestação e a relação com acalmar seu bebê

De acordo com alguns antropólogos quando nos tornamos bípedes, caminhar ereto e sob os dois pés fez com que nossa bacia ficasse mais estreita, para isso, os bebês passaram a nascer mais cedo, quando a cabeça ainda poderia passar pela bacia sem grandes riscos. O resultado disso é que os seres humanos passaram a nascer antes de estarem totalmente prontos ou maduros. Se nos compararmos aos outros mamíferos, de fato nascemos bem diferentes, os bezerros praticamente andam na mesma hora, os golfinhos nadam, e os bebes humanos nascem bem molinho, quase não enxergam, sem coordenação motora, somente com as funções mais primitivas. Tudo isso porque o cérebro do bebê ainda está em desenvolvimento, ainda vai crescer (moleiras abertas, cabeça molinha para poder passar no canal vaginal).

É aí que entra a Teoria da Exterogestação do antropólogo inglês Ashley Montagu

 Como a própria palavra sugere, a teoria exterogestação diz que parte da gestação do bebê humano é conduzida fora do útero.

Que o ideal para o bebe humano seriam 12 meses de gestação, aí sim ele nasceria 100% pronto para vir ao mundo. Isso significa que quando ele vem ao mundo aos 9 meses de gestação ele ainda vai levar 3 meses para se preparar e dizem que ele não percebe que já está fora do útero materno.

Já repararam que algumas coisas só melhoram após os 3 meses de vida? As cólicas, o refluxo,,o sono, a sucção ....

 Ashley Montagu foi quem apresentou o conceito que, recentemente, foi popularizado pelo pediatra americano Harvey Karp, (vídeo aqui acima) que atribuiu esse período, como o 4º trimestre.

Ele defende que nos primeiros três meses de vida, o bebê passa por um período de desenvolvimento fora da barriga da mãe semelhante ao que era dentro do útero e que devemos então tentar recriar todas as sensações intrauterinas para ele se sentir mais seguro. O bebê no útero fica apertadinho, na posição fetal, envolvido por uma parede uterina morninha, sendo balançado para frente e para trás a maior parte do tempo. Ele também estava ouvindo constantemente um barulho “shhhh shhhh”,

 Para recriar ele sugere 5 métodos abaixo para acalmar um bebê até 3 meses de idade e que são extremamente eficazes:

1) Contato e Balanço – O toque é o primeiro sentido a se desenvolver, portanto o contato do corpo do bebe com o da mãe e do pai é muito importante, carregar no colo, acariciar e massagear o bebe vai trazer tranquilidade e balançar simulando o movimento que ele sentia dentro do útero acalma o bebe o uso do Sling, é perfeito para isso e esse contato corpo a corpo traz segurança

2) Pacotinho ou Charutinho ou Ninho - Bebês podem ser embrulhados assim que nascem. Apertadinhos, de forma que não mexam os braços. Eles se sentem confortáveis, “de volta ao útero”.

3) Posição de Lado –Seu bebe passava a maior parte do tempo na posição fetal: cabeça para baixo, coluna encolhida, joelhos contra a barriga. Segurar o bebê de lado ou com a barriga tocando os braços do adulto ajuda a acalmá-lo 

4) O som favorito do bebê - a reprodução de sons que lembrem os ruídos do útero pode ajudar o bebê a lembrar do útero e se sentir seguro. Converse com o bebê: nada agrada mais o bebê do que ouvir a voz da mãe.

5) Sucção - No útero, o bebê está apertadinho, com as mãos sempre próximas ao rosto, sugando os dedos com frequência. Quando nasce, não mais consegue levar as mãos à boca. A sucção não-nutritiva é outra forma de acalmar o bebê. A amamentação em livre demanda é recomendada para garantir a nutrição do bebê e a produção de leite da mãe e também para suprir a necessidade de sucção não-nutritiva, a chamada “chupetando o peito da mãe”

É importante lembrar que o bebê nunca chora à toa. O choro nos primeiros meses de vida é a única forma de comunicar que algo está errado e nem sempre é fome ou fralda suja.

Bibliografia:
The Happiest Baby on The Block, Dr. Harvey Karp, Bantam Dell, 2002. New York.

Voltar
Aqui cada projeto é unico e feito especialmente para você!